Expressionario

Say that again???

sábado, fevereiro 12, 2005

"Mau fundo"

"Tu tens mau fundo", "Há maldade em ti", "és má raça" - estas são frases que ultimamente utilizo com frequência. Trouxe-as de Sevilha e desde aí que não me calo (e de seguido solto sempre uma gargalhada).

De acrescentar que estas frases são proferidas quando estou em conversa com amigos que falam mal de alguém ou algo parecido... tudo gente "má raça", percebem ; )

Ricas avós : )

"Olha para essa cama, mais parece o ninho do cão!" - frase muito utilizada pela querida D. Maria (que está de parabéns pelos seus 77 anos, cumpridos hoje). A senhora quer, com isto, dizer que a cama está toda desarrumada ; ) E, acreditem, ou não, ouço isto desde os meus 7 anos de idade!

Quando alguém arrota, a D. Maria não se fica e diz bem alto, mesmo bem à maneira de uma transmontana (que é na realidade): "arrota pelintra!". O que eu me rio com a minha "avó emprestada" : ))

Já a minha verdadeira avó, que infelizmente já não vive neste mundo, passava os dias a empregar a palavra "marafada" (favor consultar o dicionário do falar algarvio). "ah moça marafada!!! algarvia marafada!!!!!".

Enfim, as pessoas com idade para serem nossas avós é que sabem tudo!! OH SE É!!

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Apanhadas no ar:

Quisesteseo, agora comeseo - esta vem com o contributo de uma dilecta mãe, frequentadora das praias da Costa, que assim refilava com o filho que não queria comer o gelado que tinha estado a pedinchar durante horas.Significa qualquer coisa como "querias não querias? Agora aguenta-te à bronca".

Aguenta-te à bomboca- pode ser usada como sinónimo da expressão acima mencionada.

A vida dos pobrezinhos é um mistério- nesta n há muitas explicações a dar.É mesmo um mistério como é q às xs se chega até ao fim do mês ;)

Abriram a torneira, agora pronto!- é o típico "transitismo", em versão soft de linguagem fogareira. Usa-se naquelas situações em que queremos fazer manobras, ou mudar de faixa e parece que os carros n param de passar.Pode ser substituída por: já me deixavam estacionar, ó filhos da piiiiiiiiiiiiiiii ;)

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

só mais uma:

Estupidificar- esta sabe-me particularmente bem depois de um dia cansativo, qdo chego a casa chateada pq as coisas n correram bem como eu queria. Ligo a televisão e procuro o programa mais estúpido q esteja a dar (exceptuando os malucos do riso e afins pq a minha inteligência ainda n desce assim tão baixo:P) e deixo-me estar ali.A ser amorfa.Sem q as minhas celulazinhas cerebrais tenham q fazer um único esforço. Experimentem! Estupidificar uma x por dia, dá saúde e alegria!;)

Karaokikos Anonimos

Trata-se de uma expressão q acabei de inventar e q penso ser digna de registo!
Basicamente será o nosso triste fim, "alminhas cantantes" dos karaokes desta vida... Gostamos de um palco ou quê?? ;))

Random -ismos:

Matt Damon- esta nasceu depois de uma ida ao cinema para ver o Team America. É difícil explicar por isso se n viram, vejam e percebem logo.Diz-se de quem é totó,lerdo, etc etc...estilo "n há pachorra para ele, é mm Matt Damon";)

Pobrete mas alegrete-esta tb vem emprestada da "mamãe". É o q eu sou neste momento, pobrete...mas alegrete. Haja alegria, haja casal garcia!;)

Isso é tão pochette-emprestada da Inês. Como n podia deixar de ser com tudo o q meta pochettes à mistura, significa bimbo!;)

Família pipoca-é a típica famelga feliz, q se costuma passear em fato de treino de seda*, muito orgulhosa da prole numerosa. Costumam ser avistados em Centros Comerciais e, depois da minha última passagem por lá, quase q aposto q passam as férias na Nazaré!:P Tb tem a versão espanhola que é a "familia palomita";)

*Fato de treino de seda- aquela indumentária indescrítivel,smp com cores garridas (de preferência roxo, amarelo e afins...) Acho q alguém levou muito a sério o anúncio da Dove em q se questionava "para quê ter algodão se pode ter seda"?:P

Ftern- uma designação q roubei ao meu amigo vasquitos. Ftern n é nada...é sinónimo de ser um funham. Pode aplicar-se àquelas pessoas q n conseguimos descrever por nenhuma das palavras q constituem o nosso vocabulário. E olhem q n são assim tão poucos os funhans q andam por aí!;)

Você traz alegria p´r'essa casa- esta "roubámos" ao Clone, esse sucesso de audiências.É um modo de saudação, mais ou menos equivalente ao, "epá! Tou mm contente por te ver!";)

Concentrados- concentrados são aquelas palavras q as pessoas teimam em pronunciar de forma estranha , como "restorãn", "gárage", "camion", "bááácteria", and so on, and so on...são mais usadas pelas pessoas mais velhas, as mmas q teimam em dizer q vão à "retrete" e para ligar a "chófáge" ;)

Aposto q dizes prenda- é igual a bimbo.Vem daquela tradição q o socialmente correcto é dizer encarnado e n vermelho, à espera de bebé e n grávida, presente e n prenda... a coisa ganhou força uma x numa pequena discussão no Klube, com um portuense, q foi assim insultado por uma amiga, q lhe gritava incessantemente: "prenda, prenda, prenda...aposto q dizes prenda";)

Fe Fe Fe- esta já vem de longe e tem q ser acompanhada por um ritual em q se sopram as unhas da mão direita, enqto a abanamos ligeiramente,como se estivessemos a tentar secá-las depois de aplicar verniz. Quer dizer "n tenho nada a ver com isso " ou " disfarça q eu assobio" e tem q ser entoada numa escala crescente: fe fe fe

No Way, Jose- significa "nem penses nisso" e pedimo-la emprestada a um filme qq.

Valentices...

Cada vez que me dirijo a alguém e tento adivinhar o que essa pessoa está a pensar, na minha mente, surge-me sempre a ideia de que a dita está a dizer algo para si, como: "oh andorinha... já chegaste?... acordaste tão tarde andorinha?... ou... saiste-me uma verdadeira andorinha....". Eu sei que isto soa um pouco "mitra" (outra bela palavra do nosso expressionário :P), mas bem no meu íntimo há um ser bem mitra!! Ora vejamos...

Passo os dias a usar o verbo "mancar". (que na verdadeira acepção da palavra quer dizer coxear). Ele é "manca-te pá!" ou então "não te mancas ou quê?", ou melhor ainda "aquele já se mancava... já já!". Isto soa verdadeiramente mitra, certo?

Outra palavra muito usada aqui pela "je" é o verbo atrofiar (algo atrofiado é algo que está perro, que não se desenvolveu...) Sim, porque eu atrofio por tudo e por nada! Ou sou eu que estou "atrofiada" ou é o próximo que está com um ar de "atrofiado" ou então somos um grupo que está a "atrofiar" completamente! Isto de se estar sempre com este verbo "na boca" também tem o seu quê de mitra. AH COMO EU GOSTO DE SER ASSIM! ; )

E depois existem as expressões da mamãe, que são um verdadeiro "must". No seu vocabulário não existem gelados. Apenas sorvetes. Nem rapazes. Só moços. Nem chatear. Arreliar é que é. Cá em casa nunca se está preocupado. Estamos sempre é ralados com alguma coisa. E se querem ouvir rádio vão a casa do vizinho. Cá ouve-se é a telefonia! E os reclames publicitários que são sempre uma maçada? (quais anúncios quais quê!). E cá em casa odeiam-se folhetins, nunca as verdadeiras novelas!

Enfim, se continuo nunca mais me calo. É importante salientar, antes de terminar este post, que a mamãe é algarvia de gema. E é tão engraçada : ))))))))))