Expressionario

Say that again???

sexta-feira, outubro 14, 2005

Moranguismos:

Só quem vê é q percebe o verdadeiro atentado à língua portuguesa que acontece, todos os dias, entre as 19 e as 20H na TVI. Não estou armada em Edite Estrela e declaro, desde já, que adoro aqueles minutos preciosos em que me sento em frente à televisão e não tenho que pensar em nada. Mas, mm assim, acho desnecessário que tenham criado um novo idioma, com algumas semelhanças com a língua portuguesa, e que dá pelo nome de “moranguês”. Entre as pérolas com que, constantemente, somos brindados, destaco estas:

 

Devias de- ali para aquelas bandas o deve nunca vem só. Anda smp (mal) acompanhado pelo “De”, esse impostor que se arma em amigo para todas as ocasiões e não serve para rigorosamente nada! Eu cá acho que “deviam de” esquecê-lo para sempre;)

 

Reflexivos-é impressionante como andam smp para ali perdidos. Será q n há ninguém que saiba pô-los no seu lugar??? Tens “divertido-te”? q é isto???

 

“lhe e lha”- desaparecidos em combate, q dobrar a língua eleva o cachet. No morangal há quem “adore ele” e “diga a ela” e mainada.

 

E podíamos continuar mas, “não temos tempo”:P

 

 

quinta-feira, outubro 13, 2005

"derivado a"

Não me entra na cabeça, por mais que oiça.
É uma expressão que me tira do sério, quase tanto como "tem hÁver com"... Não é por mal, e normalmente não digo nada a quem as diz, mas fazem-me urticária... bahhhhhhhh